terça-feira, 3 de outubro de 2017

Chuseok


Chuseok é um dos feriados mais importantes da cultura coreana, juntamente com ano novo lunar e o festival da primavera. Este feriado, que dura de três dias, remete a várias peculiaridades da cultura coreana e sua história. Este feriado é celebrado no décimo quinto dia do oitavo mês do calendário lunar quando a lua cheia atinge seu brilho máximo. E esse ano ocorre do dia 3 à 5 de outubro.

Assim como muitos de nós fazemos no natal, durante o Chuseok, muitos coreanos vão para suas cidades natais se juntar aos seus familiares. E, como já é de se imaginar, nessa época do ano, o deslocamento na Coréia é caótico e todas as passagens estão esgotadas.O ponto de encontro é, na maioria dos casos, a casa do membro mais antigo da família. E é a partir de lá que são cumpridos três importantes deveres para todo coreano, o bulcho, o sungmyo e o charye. 


Bulcho
Ervas daninhas que tiverem nascido em torno dos túmulos de seusnancestrais são removidos. Essa é uma tarefa especialmente importante para as famílias, porque na Coréia (e na cultura asiática em geral) existe uma grande importância em cuidar da imagem que é passada diante da sociedade. Quando eu digo imagem, não me refiro a aparência, e sim a um conceito mais profundo que engloba uma combinação de status social, reputação, influência, dignidade e honra. Na cultura brasileira, quando cometemos um erro perante outras pessoas, normalmente nossa reação é, “que vergonha que eu passei” ou “por que eu fui fazer isto?”, já na cultura asiática em geral seria algo como, “O que os meus ancestrais pensariam de mim?”. Portanto, um túmulo com ervas daninhas crescendo à sua volta, durante o Chuseok, fará os outros pensarem que aquelas pessoas ali enterradas, têm descendentes relapsos, e isso é uma grande vergonha para toda a família.
Sungmyo
Traduzindo literalmente, significa, visitar o túmulo dos ancestrais. Não é apenas uma visita, o túmulo deve ser homenageado. Isto é feito curvando-se diante do túmulo e oferecendo bebidas, frutas, carne e shikhye (uma bebida doce feita de arroz).
Charye
Já em casa, pratos elaborados são postos à mesa em uma disposição específica. Existe uma série de passos meticulosos para se preparar um banquete durante este feriado, como, por exemplo,  acender velas antes de servir as bebidas alcoólicas em três diferentes copos e se curvar duas vezes ao fazer isso.
Uma vez que as tarefas foram completadas, é hora de se divertir. Atualmente, boa parte das famílias se reúne para conversar e beber após o jantar e jogar go-stop ou godori, um jogo de cartas popular na Coréia.
KpopNow

Uma outra tradição do Chuseok é a vestimenta, onde os coreanos usam hanboks, a roupa tradicional coreana.



Nesse ano eu comprei meu hanbok, e não teria uma data melhor para estreia-lo oficialmente do que o Chuseok!!!