terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

{Diário Cosplay} Protegendo Pôsteres


Para nós, shawols do outro lado do mundo, que pagamos um rim pelos cds originais, os pôsteres são nossos bebês mais preciosos, e queremos expor eles, mostrar para o mundo nosso orgulho de ser shawol, colocando eles na parede do quarto, porém muitos de nós tem medo de danificar os pôsteres. Por isso hoje eu trouxe a solução, um tutorial de como proteger seu pôster, você pode trocar ele de lugar infinitas vezes que ele continuará intacto.

 Eu faço esse processo com meus pôsteres desde 2012, quando comprei meu primeiro álbum de kpop, então posso garantir que isso funciona e muito bem, principalmente pelo fato de que a cada pôster novo, eu troco todos de lugar para arrumá-los de uma maneira do meu agrado.

Peço desculpas antecipadamente pelas fotos não muito bem feitas, já que no momento o meu foco era encapar os pôsteres e não bater fotos :v

Para o tutorial eu escolhi o pôster de Odd, que é um pôster beeeeem grande (e lindo~). Como o pôster é maior do que uma folha de isopor, eu precisei de duas.


Você coloca as duas folhas de isopor bem juntinhas, e o pôster em cima, para marcar o tamanho que vc irá precisar cortar, para marcar, eu usei uma régua (para não correr o risco de riscar o pôster) e um lápis, bem simples.



Depois que as marcações estiverem feitas é hora de cortar. Para cortar o isopor você irá usar uma faca quente, tome cuidado nessa parte, já que isopor é um material inflamável. Depois de cortado você terá essas duas partes.


Agora é hora juntar essas partes, para deixar tudo bem firme, como cola de isopor você passa cola em uma das pontas, une as partes e deixa secar.


Depois de seco, você verá que o isopor está do tamanho certinho do pôster.


Agora que você já tem a base do pôster (e o pôster :v), hora de protegê-lo.
Sabe aquele plástico transparente, que normalmente sua mãe usa para colocar na mesa da cozinha? Existe uma versão mais fina (e barata) dele, e é isso que você irá precisar.


Como eu fiz esse processo em 3 pôsteres de uma vez só, eu comprei muuuuito desse plástico, mas para esse pôster eu usei um metro. Você estica o plástico no chão, coloca seu pôster com o lado da foto virada para o plástico, e coloca o isopor em cima.


Eu recomendo, que nos cantos você corte um triangulo, assim como o da foto, para que não fique excesso de plástico nos cantos e acabe com seu acabamento.


O isopor é um material maravilhoso, digo isso por que eu estava sem fita dupla face 3M (é a única fita dupla face que vai segurar/unir de verdade o isopor + o plástico), por isso eu usei alfinetes para prender o plástico no isopor. Cuidado nessa parte,  coloque o alfinete meio que na horizontal, pois na vertical você corre o risco de furar seu pôster, ou use a fita 3M, é bem mais firme e seguro.
Depois de juntar tudo, ficará mais ou menos assim na parte de trás.


E na parte da frente você terá essa lindeza super protegida <3


Como falei, nesse mesmo dia eu encapei 3 pôsteres, que eu comprei na Coreia Mania, pensa numa pessoa com paciência, carinhosa, que fala da lindeza dos pôsteres, que envia eles com o maior cuidado dentro do tubo, e faz um preço justo, essa pessoa é a Valeria, dona da Coreia Mania. Esses foram os 3 babys que comprei dela, e que encapei no mesmo dia, olha que lindos.


Como a base do pôster é isopor, eu recomendo que você use pregos na parede. Digo isso por experiencia própria, já usei fita dupla face (3M) para colar eles na parede, mas fazendo isso você irá danificar a parede do seu quarto quando tirar, principalmente se for como eu que gosta de trocar eles de lugar. Os pregos irão danificar a parede também, mas muito menos do que a fita, já que ficará apenas dois furinhos, que são facilmente escondidos pelos pôsteres. Tente calcular onde o prego ficará no seu pôster, e evite a parte que tem o plástico por comodidade, é um saco furar esse plástico :v

Deixo com vocês uma foto do antes e depois desses 3 pôsteres na minha parede.